terça-feira, 17 de novembro de 2009

Feira do Livro de Porto Alegre - 14.11.2009

Por Gilmarzinho
No último sábado Pizzini, Giovanni, Andrea e eu visitamos a 55° Feira do Livro de Porto Alegre.
Tenho o hábito de visitar a feira todos os anos e, a cada ano, o tempo que passo nela diminui, apesar de sempre encontrar alguma surpresa naqueles balaios de saldo, ou acabar comprando algum livro que procuro.
Neste ano não.

Uma coisa que fiz diferente dos outros anos foi ir no penúltimo dia da feira, ao contrário de ir em dia de semana a noite como sempre faço. E disso me arrependi. Era dificil chegar nas bancas, atravessar o corredor, conseguir dar uma olhada nos livros... Mas isso eu entendo, tem muita gente que gosta de aglomeração. Fui no dia errado para pessoas como eu.
Mas o que me levou a sair pela primeira vez da feira sem pelo menos um livro foram os preços.
Para se ter uma ideia, o Senhor dos Anéis que noticiei aqui no último dia 12 por R$ 10,00, podia ser encontrado na feira por até R$ 39,00. Sendo que não encontrei em nenhum lugar por R$ 10,00.
Em compensação, encontrei dois livros do Peter Straub por R$ 5,00 cada! Só não comprei porque já tenho os dois.
Acho que todos sabemos como isso funciona. Uma loja que vende pela Internet não tem gastos com aluguel, loja, materiais diversos, etc. E não sei o que a Feira do Livro vai fazer para sobreviver. A queda nas vendas deste ano repetiu a do ano passado (17%) colocando a pergunta: até quando teremos feira do livro em Porto Alegre?
Eu não sou nada apegado a tradições, então acho que uma maneira de a feira se manter seria se reinventar no ano que vem. Mas não sei o que se pode fazer para convencer um povo como o brasileiro a comprar livros. Essa pergunta sim, é difícil.
O pessoal comendo um papel, oferecido pela Caixa Econômica.

E ainda para piorar as vendas, o primeiro corredor da feira (para quem vem da Borges) estava fechado devido a algum acidente nas obras de restauração dos prédios da Andradas. Foram prejudicadas todas as bancas desta seção, que ficaram fechadas no sábado.
Só para não dizer que passei novembro sem comprar livros, cheguei em casa e comprei pela Internet O Tao da Física de Fritjof Capra por R$ 9,00 (que na feira custava R$ 27,00 no saldo) e O Livro dos Danados de Charles Fort por R$ 16,00 (que é raro mesmo, não tinha esperança de achar na feira, hehehe).
Se alguem aí visitou a feira e teve uma impressão diferente da minha, os comentários são seus.
Té.

Fotos: Gilmarzinho e Déa.

Um comentário:

  1. Faz uma cara de tempo que eu não vou na feira do livro, os livros são caros e eu só compro os bem baratinhos mesmo, o último que comprei em uma feira foi um livro da editora Globo "Série Vermelha" de western: Bolt Caçada Mortal. Hehheehe

    Descobri com esse post que o Giovanni tem uma polo igual a minha, renner é foda.

    Abraço Gurizada, e valeu a parceria aê.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.