Por Gilmarzinho
O gênero da ficção-científica ultimamente tem aberto seu horizonte a muitos caminhos diferentes, principalmente depois de Matrix, que levou a maioria dos projetos do gênero para o caminho da ação ou da aventura.
Mas a ficção-científica de que eu sou fã é a de suspense (por exemplo 2001: Uma Odisséia no Espaço, ou Sunshine - Alerta Solar) e é nesta categoria que se enquadra Lunar (Moon).
Lunar conta a história de Sam Bell (Sam Rockwell, de Confissões de Uma Mente Perigosa), um mineirador que vive sozinho em uma instalação na Lua extraindo Helio-3 para ser usado na Terra como combustível limpo. Bem, ele não vive exatamente sozinho, já que "convive" com o robô Gert (voz de Kevin Spacey) que o auxilia nas tarefas da estação.
O clima de solidão é agravado pelo fato de que a comunicação com a estação não está funcionando, então a única maneira de comunicar-se é por meio de gravações que ele envia e recebe da Terra. Principalmente mensagens trocadas entre ele e mulher.
Faltando duas semanas para acabar seu contrato de três anos e retornar para a família, as coisas começam a ficar estranhas. A partir deste ponto já fica difícil percebermos se é ele que está ficando louco ou se realmente está acontecendo alguma coisa errada. Foi aí que o filme me ganhou e essa linha de suspense só funciona se o protagonista for competente, coisa que Sam Rockwell é e muito.
E impressiona como a história evolui, mesmo neste clima de solidão e sem nenhuma cena de ação. Incrível como acontecem coisas sem a menor possibilidade de serem possíveis, de serem reais, e de repente tudo se torna claro da forma mais tranquila possível. Sem ter que explodir nada pra explicar alguma coisa. E este tipo de "descoberta" dentro da trama me lembrou muito a linguagem de Lost, o que para uma trama de suspense só pode ser positivo.
No Brasil o filme não passou no cinema, veio direto para DVD chegando às locadoras esta semana. Apesar de achar este filme um espetáculo, entendo que o apelo não seria suficiente para fazer lucro com ele em salas de cinema, principalmente agora que Avatar está ficando com uma grande fatia da bilheteria.
Então, alugue ele na locadora mais próxima e prepare-se para um filmaço.