quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Filosofia Cyberpunk e a Invasão Nipônica

Por Maurício

Na década de 80 os animes e mangás já faziam parte da cultura japonesa, mas pouco se falava deles aqui no Ocidente, mesmo como alguns animes como Speed Racer e Transformes fazendo certo sucessos e grandes figuras do HQ norte americano como Frank Miller comentarem a toda hora sobre os tais gibis com os personagens de olhos esbugalhados rindo do outro lado do mundo, eles não conseguiam um espaço permanente por aqui. Mas em 1989 as coisas começaram a mudar. Foi lançado Akira, era um longa-metragem revolucionário, não só pelo orçamento milionário, mas também por sua abordagem e suas influências, apresenteando NeoTokyo, uma cidade contruída a partir dos destroços de Tokyo. Akira apresentara um novo estilo ao Ocidente, o seinen (histórias para jovens e adultos), naquela época eram conhecidos apenas os Shones (aquele estilo para criançada e adolescentes, como por exemplo, Dragon Ball), a partir daí norte – americanos e em consequência o resto do mundo começaram a dar mais atenção aos mangás.
AKIRA_Kaneda_and_Tetsuo_by_taka0801
Mas só em 1995 veio á acontecer a invasão definitiva, o famoso diretor Mamoru Oshiii resolveu adaptar para o cinema um dos mangás mais comentados da época, Ghost in the Shell de Masamune Shirow. O filme é um divisor de águas como Akira, não só pela ajuda para difusão do mangá por aqui, mas para toda a história dos desenhos japoneses.
Ghost_in_the_shell
Mas por que esse sucesso nunca visto antes? Na minha humilde opinião, isso é decorrente do estilo CyberPunk, presente tanto em Akira quanto em ghost in the Shell, o CyberPunk é uma subcategoria da Ficção científica, com influências da sociologia, filosofia, prosa romântica, elementos de romances policiais e se baseia no conceito de alta tecnologia e baixo nível de vida(“high-tech low life”). Daí você pode me perguntar?:”Porque esse tal de Cyberpunk ajudou Akira e Ghost in the Shell a fazerem sucesso?”. Aí eu respondo a você, afoito leitor, pense comigo, o lançamento dos filmes aconteceu na mesma época em que ocorria o “boom” tecnológico, tanto nos EUA quanto no Japão, era o contexto perfeito para o CyberPunk. Só não entendo como o estilo não está em alta hoje, o último grande lançamento a conter influência foi Matrix, hoje mesmo com a alta tecnologia e a pobreza cada vez maior, ninguém se lembra deste estilo.
w gibson ill
Enfim, recomendo Akira e Ghost in the Shell, lançado como Fantasma do Futuro aqui no Brasil, e todas as suas sequências, são dois clássicos Cyberpunks absolutos. Ainda me impressiono quando encontro “fâs” de anime (principalmente aqueles “guri novo” que só conhcem Naruto e que nunca ouviram falar dessas fantásticas obras. Se você gosta de anime ou animações em geral, tem que assistir os dois.
E lembrete: “Cyberpunk is Now”
cyberpunk

3 comentários:

  1. Aeeee!
    Bem vindo!
    Excelente matéria.
    E tu acredita que eu ainda não vi Ghost In The Shell!!!!!!!!
    Vou resolver isso neste fim-de-semana.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. E eu pensava que Ghost in The Shell era uma bosta. Agora vou baixar e assistir. E Akira eu estou procurando há tempos mas não achei links decentes e não tô afim de gastar grana com isso porque eu tô num "low life".

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.