quinta-feira, 16 de junho de 2011

Hagakure, do Bushidô ao Zen Budismo

Por Maurício

No começo do século XVIII o Japão já completava mais de 100 anos de paz e os samurais começavam a ver a si mesmos como seres sem utilidade devido a seu código de honra extremista. Nessa mesma época foi escrita umas das principais obras (talvez a principal) sobre a vida e conduta baseada nos preceitos do Bushido (o "caminho do guerreiro"). Publicado em 10 de setembro de 1716, o Hagakure faz um interessante passeio pela cultura nipônica e seus conceitos de honra intimamente ligados a morte e a servidão. O manuscrito original foi escrito por Yamamoto Tsunetomo e contava com 13 mil sentenças divididas em 11 capítulos, infelizmente o original se perdeu e todas as edições do livro são baseadas em cópias.

O livro varia entre conselhos relacionados a atos corriqueiros do dia-a-dia até situações extremas, desde como se deve matar um inimigo com precisão até como encontrar a paz anterior com base no Zen Budismo. Ao ler o livro, deve-se ter algum discernimento, pois muitas ideologias expostas são preconceituosas e obsoletas, mas nada disso tira o brilho dessa esplêndida obra. Seja para conhecer mais sobre a singular cultura oriental ou para adquirir mais força de vontade e honra, recomendo o Hagakure, o último suspiro dado pela casta dos guerreiros japoneses.

8 comentários:

  1. O bushido era o codigo de etica nao escrito.. nha deixa queto

    ResponderExcluir
  2. ta cara que o rapaz do comentario ai em cima não leu o Hagakure, claro que ele não te ensina o bushido por inteiro mas ele através de suas pequenas historias mostra sim como era o bushido e a vida de um samurai

    ResponderExcluir
  3. O Bushido compreende um texto escrito também meu caro. No entando sua passagem entre gerações era predominantemente verbal, já que era feita na pratica.

    ResponderExcluir
  4. como eu disse acima, deixa queto

    ResponderExcluir
  5. Tenho esse livro e recomendo.
    Exelente leitura.
    paguei 58 reais em um usado acho que no brasil não públicam mais .

    ResponderExcluir
  6. Respondendo ao amigo anônimo...
    O Hagakure é baseado em 7 anos de conversas entre Tsunemoto e um samurai mais jovem.
    E também enfatizo no texto que o livro é baseado nos preceitos do Bushido e não um "manual".
    Espero ter esclarecido. =]

    ResponderExcluir
  7. O Hagakure não é baseado em 7 anos de conversas. Tsunemoto documentou os sete anos de amizade que teve com Tsuramoto, entre diálogos, ensinamentos e cartas trocadas. Os escritos originais jamais foram totalmente traduzidos; o que temos oportunidade de ler hoje não é sequer a décima parte dele.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.