segunda-feira, 1 de março de 2010

Sonic - Assim nasce um mito...

Por Maurício

Na década de 80 o NES da Nintendo dominava o mercado de consoles caseiros e a Sega, segunda colocada, sabia que as coisas não podiam ficar assim. Dessa forma ela resolveu sair na frente lançando o console da nova geração. O Mega Drive foi lançado no quarto trimestre de 1989, conseguindo realmente enfraquecer a liderança da Nintendo, só que ninguém da Sega poderia prever o que viria pela frente.
O lançamento do Super Nes no finalzinho de 1989 e no ano seguinte a estréia do bigodudo na nova plataforma com seu aparentemente invencível Super Mario World desbancaram qualquer chance da Sega liderar o mercado.

Hayao Nakayama, presidente da Sega na época, estava tendo muitas dores de cabeça pra pensar em algo que fosse páreo pra Super Mario. Foi quando ele teve "A IDEIA": criar um mascote novo que fosse para a Sega o mesmo que o Mickey Mouse era para a Disney. Essa influência é bastante clara no design do Sonic nos primeiros games da série.
Para essa empreitada foram chamados Naoto Oshima (designer de personagem) e Yuji Naka (programador) que, apesar de jovens, eram os responsáveis pelo sucesso de Phantasy Star. Depois o grupo foi completado com Hirokazu Yasuhara (designer de jogo), Masato Nakamura (compositor) e Reiko Kodama (designer gráfica), formando assim o famoso Sonic Team.
Eles queriam inovar, então resolveram criar um conceitonovo para o jogo. A velocidade foi escolhida para ser a principal característica.Yuji Naka criou um engine que usava toda capacidade do hardware para poder criar um personagem realmente rápido. Uma das ideias era um coelho que pegava objetos com as orelhas e jogava nos inimigos mas isso comprometeria o andamento do game. Naka sugeriu que ele pudesse atacar sem precisar parar e se enrolando como uma bola. Dois personagens foram desenhados baseados na ideia: um tatu e um porco-espinho. O porco-espinho foi escolhido por parecer mais agressivo e foi feito azul por ser esta a cor da Sega. Mas eles queriam inovar ainda mais, dando uma personalidade própria ao personagem, lhe dando expressões e "atitudes", algo extremamente inovador para a época.

Reiko Kodama cuidou dos gráficos 3D dos cenários. Era incomum usar esse recurso na época, mas superar Super Mario era o que importava. Pela falta de recursos da época Jina Ishiwatari e Reiko Kodama foram obrigados a fazer cada pedacinho dos cenários desenhados por Naoto Oshima! É, quem disse que fazer jogos de video game era fácil?
Já Masato Nakamura nunca havia trabalhado antes com jogos, na verdade ele era membro da Dreams Come True, uma famosa banda japonesa. Mas Nakamura surpreendeu a todos com sua trilha sonora que incorporava perfeitamente o espírito do jogo. E olha que na época isso era uma façanha, pois só quatro sons podiam ser tocados por vez! Mesmo assim a trilha é uma das mais memoráveis de todos os tempos e isso não foi à toa, Nakamura se esforçou ao máximo, pois como ele mesmo disse: "estavam todos envolvidos em um sentimento de 'isso vai superar Mario'".
Agora só faltava um nome. Um nome que sozinho resumisse todas as qualidades do novo personagem. Então, quase no final do projeto o nome foi escolhido: Sonic.

E, finalmente, em 23 de junho de 1991, Sonic the Hedgehog foi lançado conseguindo elevar o Mega Drive a um status nunca antes imaginado.


Do desenho da primeira idéia ao Sonic de hoje

Mas a ironia disso tudo é que anos depois, com o fracasso do Dreamcast, a Sega se tornou produtora de títulos multiplataforma e a Nintendo se tornou sua principal cliente. Mesmo assim Sonic continua vivo, sem demonstrar sinais de fraqueza, protagonizando ótimos games na casa do antigo inimigo, hoje melhor amigo.


Os dois primeiros games no Mega Drive

4 comentários:

  1. sonic é o maximo, porem nosic unleashed é o piro game que ja joguei, dinamica horrivel e a cada 20 segundos acontece um erro de grafico, coisas do tipo atravesar paredes e tal

    ResponderExcluir
  2. Não podemos esquecer que antes de Sonic, a Sega tentou duas vezes emplacar um personagem-chefe:
    a primeira foi com a nave Opa Opa, do Fantasy Zone, que não colou porque o pessoal não se "identificava" muito com uma navezinha com asas de ave, hehehe; a segunda tentativa foi com o ORELHUDO Alex Kidd, que não tinha muito carisma.
    Sonic realmente foi o maior gol da Sega e, até hoje, é um puta jogo. Atualmente estou jogando Sonic 2, só me falta uma esmeralda pra virar com tudo completo! hehe
    Té.

    ResponderExcluir
  3. Puts... esse game participo da minha infância!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.