sexta-feira, 12 de março de 2010

Morre o cartunista Glauco

Por Pizzini
 
Na madrugada desta sexta-feira o cartunista Glauco foi morto a tiros, juntamente com o seu filho, em Osasco, SP. Pai e filho chegaram a ser socorridos e levados ao hospital, mas não conseguiram resistir aos ferimentos. Os dois criminosos não foram capturados até o momento, e ainda há suspeita de um terceiro elemento no crime.
Confira como foi o início da carreira de Glauco pelas próprias palavras dele:

"Comecei a desenhar no segundo grau. Sempre desenhei na turma do fundão, que eu fui freqüentador assíduo. Desenvolvi essa linguagem e vi que era uma ferramenta muito poderosa: o humor aliado com caricatura. Desde você fazer caricatura dos professores, de algum colega de classe...

Também tive contato com o pessoal do Pasquim. Conheci o Henfil, todos aqueles desenhistas, o Ziraldo. Aquilo foi me inspirando.

Quando me mudei para Ribeirão Preto, para prestar vestibular para Engenharia -por incrível que pareça, eu ia prestar vestibular para Engenharia. Não tem nada a ver comigo. Eu levei a sorte de na época o Hamilton Ribeiro, que é um grande jornalista, estar dirigindo o "Diário da Manhã", um jornal de Ribeirão Preto. Ele viu meu trabalho, gostou muito, e me contratou para fazer uma tira diária. Assim começou minha profissão.

Essa primeira tira era o Rei Magro e o Dragolino. Era um rei muito louco, que vivia fumando um baseado, e o Dragolino enfrentando ele. Era essa dupla, num universo de hippie, de rock.

Na época estava no auge do Salão de Humor de Piracicaba, em 1976. Fui premiado e isso me abriu as portas para a grande imprensa, principalmente para a Folha de S. Paulo. Em 1977 comecei a publicar esporadicamente na Folha. No Acontece. Também estava surgindo o Folhetim, que o Tarso de Castro dirigia, e o Angeli era responsável por uma seção de humor na contracapa, que chamava Viralata. Aí eu comecei a publicar toda semana nessa seção. Foi esse o começo na Folha.

Em 84, a Folha criou a seção de quadrinhos para desenhista nacional e, com aquela lei de 50% do espaço para o pessoal da casa, a gente começou a desenvolver pela primeira vez a tira nacional diária, para competir com a americana."

(Entrevista concedida a Mara Gama)

Glauco e suas criações:

Geraldão

O principal personagem do Glauco é um consumidor inveterado de uns 30 anos, solteiro que mora com a mãe - com quem tem uma relação neurótica- e continua virgem até hoje. Geraldão bebe, fuma muito, vive atacando a geladeira e toma todos os remédios que vê pela frente. No começo, ele usava uma calça sem elástico. Hoje, passa o dia todo peladão. Geraldão foi criado para o livro independente "Minorias do Glauco", lançado em 1981. Até hoje esta tirinha é publicada na Folha de S.Paulo.

Dona Marta

Ela foi educada à maneira antiga e, tanto esperou seu homem, que acabou ficando para titia. Quando viu que não arrumaria namorado, passou para o ataque. Aliás, Dona Marta canta qualquer um. Pode ser o chefe, o boy do escritório, o entregador de pizza ou o salva-vidas. Mesmo não tendo o corpo em forma, ela se acha a mais gostosa do planeta. Dona Marta foi criada em 1981 junto com o Geraldão para o livro independente "Minorias do Glauco". A personagem é baseada em uma amiga do Glauco que, até hoje, não sabe que virou desenho
Casal Neuras

O Casal Neuras, criado em 1984, é formado por uma mulher que não é mais submissa e por um homem com pose de liberal, mas que morre de ciúmes dela. O Neurinha é um cara que fez a revolução sexual e hoje se depara com a postura liberal das mulheres. Já a Neurinha desafia a repressão machista e faz o que dá na telha. Esses personagens foram baseados no primeiro casamento do Glauco e na vergonha de manifestar o ciúmes. Esta foi a forma encontrada pelo cartunista para exorcizar o fantasma do machismo.

Zé do Apocalipse
Zé é o "profeta brasileiro", aquele que acredita que o Brasil é o berço de uma nova raça, a terra do novo milênio. Zé do Apocalipse acredita ser o porta-voz da nova era e prega suas idéias em qualquer praça pública. Este personagem foi inspirado em um amigo do Glauco que vivia em uma comunidade alternativa e seguia várias linhas espirituais.

Nojinsk
Ele vive no deserto pra lá de bagdá, com seu tapete mágico e sua gang sempre fugindo dos americanos e de grupos extremistas que vivem confundindo nosso nojinsk com perigosos terroristas. Mas, nosso herói não passa de um pequeno trambiqueiro comerciante de camelos, odaliscas, haxixe e tapetes-voadores. Nojisnk também ostenta a maior barba do deserto do Saara.
Existem vários outros personagens criados pelo Glauco, além destes que apresentei aqui, mas publiquei aqueles que me atraíram mais, principalmente o Nojinski que achei particularmente muito bom!
Está é a homenagem que o nosso blog fez a este excelente cartunista, que ele fique em paz e que seu trabalho seja valorizado cada vez mais.
Abraço!

4 comentários:

  1. po cara editei seu banner do cabeçalho fikou bem legal entra em contato comigo para eu te mostrar ae se gostar vc usa ae no seu blog...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. olha ae como fikou

    http://img62.imageshack.us/img62/5219/semttulo1cm.jpg

    ResponderExcluir
  3. já tinha ouvido falar do cara, eu já tinha visto umas tirinhs mas nunca reparei no autor!

    ResponderExcluir
  4. Cara respondi sua pergunta no formspring (http://www.formspring.me/areapeck) e amigo bloggeiro axei seu blog meio confuso, as postagens e a sidebar falo isso como leitor se quiser uma ajuda ou sugestão entre em contato e caso queira ajuda em outras imagens tbm fike a vontade...
    vou add seu banner no meu blog ae tu avisa quando tiver add o meu aqui!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.