sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Contra o Tempo (Source Code)

Por Angelo


2011, dirigido por Duncan Jones.

Sinopse: O filme começa com um soldado (Jake Gyllenhaal) acordando num trem em Chicago no corpo de um desconhecido. Posteriormente, descobre que é parte de uma missão pra encontrar um terrorista a bordo.

O filme apresenta uma idéia bastante inovadora, misturando elementos de viagem no tempo, realidade alternativa, espiritualidade e tecnologia. Um quadro que forma um roteiro bastante audacioso...
O que surpreende nesse filme é que essa mistura funciona!

A menos da tecnologia duvidosa (que sempre pode ser contestada num filme do gênero), os aspectos da trama são ambientados numa realidade onde tudo se justifica de maneira bastante coerente.

No começo, o protagonista não entende por que ele está no trem ou quem é o estranho que ele vê no espelho. Ainda sem saber de nada, uma bomba explode, destruindo o trem e matando todos os passageiros. Nisso ele acorda numa espécie de máquina, onde uma mulher (Vera Farmiga) explica que ele faz parte de uma missão onde tem a oportunidade de visitar o passado, a fim de tentar reunir informações sobre o autor do atentado e prevenir novos ataques.

A idéia inicial é a viagem no tempo. Isso já nos proporciona uma linha do tempo diferenciada e automaticamente justificada, que é aproveitada com maestria pelo roteirista (Ben Ripley). No decorrer da história, o protagonista começa a não se conformar com o ocorrido e procura um meio de fazer da viagem no tempo inicial uma realidade paralela, sem baixas civis - é nesse ponto que o filme realmente surpreende pois trabalha com viagem no tempo e realidades paralelas ao mesmo tempo, sem se perder no argumento.

O único ponto negativo é o caso com a amiga do cara de quem ele pegou o corpo emprestado (Michelle Monaghan). Uma querência exagerada e desnecessária à trama...

Um roteiro audacioso e bem sucedido com um ritmo que te prende a cada quadro, fazem de Source Code um filme imperdível que entrou automaticamente na minha lista pessoal dos melhores do gênero!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.