domingo, 16 de maio de 2010

Morre Ronnie James Dio

Por Gilmarzinho

Hoje, 16 de maio de 2010, ficará marcado na história da música como "o dia em que a voz do metal se calou". Sim, é com muita tristeza que venho informar a morte de Ronald James Padavona, o Dio.
Segundo nota liberada à imprensa por sua mulher, Wendy Dio, ele faleceu hoje no início da manhã, no hospital onde já estava internado devido ao câncer de estômago. Segundo Wendy, ele pôde se despedir de todos os amigos antes de partir.

Tendo começado cedo a cantar profissionalmente, em 1942, Dio estava presente em bandas muito importantes para a história da música, como a banda Rainbow, de Ritchie Blackmore, que influenciou e ainda influencia muuuitas bandas de rock, metal e outros estilos.
Outra banda icônica em que Dio cantou foi o Black Sabbath, tendo entrado em 1980 para substituir Ozzy Osbourne. Com eles, gravou os discos clássicos: Heaven & Hell e Mob Rules. Abacou saindo da banda em 1983, sob uma polêmica envolvendo a mixagem do disco ao vivo Live Evil, entre outras coisas que ainda não se explicaram totalmente.
Atualmente estava trabalhando novamente no Sabbath, mas com outro nome... Heaven & Hell!

Ronnie James Dio também é o responsável por criar um dos símbolos máximos do heavy-metal: o "Evil Eye". Trata-se do famoso gesto de apontar os dedos mínimo e indicador para cima, simulando "cornos". Dio explica que fez isto durante um show do Black Sabbath no início da década de 1980, lembrando do gesto que sua avó, que era italiana, fazia para afastar o mau-olhado. O pessoal da platéia adorou a ideia e estamos aí até hoje nos cumprimentando com o gestuário italiano apresentado pelo mestre do metal.

O mundo da música está em luto.
Adeus Dio.
Té.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.