sexta-feira, 23 de outubro de 2009

 Controle Bright USB para PC

É com muita felicidade que abro a seção sobre consumo do GurizadaBlog.
O motivo de minha faceirice e empolgação é que o objeto de consumo foi um controle de video-game.
Mais precisamente, um controle com usb para PC que imita o controle de Playstation.
 
Sempre tive dúvida em comprar um destes, principalmente porque o que eu mais faria com ele é jogar no computador, usando emuladores de 16 bits, onde sempre tive problemas para atirar na diagonal.
Quem entende diz que eu não sei configurar direito os comandos, mas nunca consegui dar tiros na diagonal para os dois lados. Um dos lados sempre dava problema.
E pensava eu: "Imagina se eu gastar essa grana toda e não consigo jogar!"
Então esperei que um dia alguem me emprestasse um controle destes para eu testar.

Neste tempo em que esperei, comparei preços para ver o que era melhor: comprar um controle de PC, ou um controle de video-game original mais um adaptador.
E ainda não tinha me decidido entre comprar um controle de SNES ou de Playstation, sendo que em ambos os casos eu iria gastar mais de R$ 100,00, visto que ainda teria que comprar o adaptador. Isso é muita grana só pra atirar pro canto no Super Metroid, hehehe.

Foi então que meu irmão me emprestou um controle do irmão de sua namorada, que estava dando sopa lá em casa.
Testei o bicho e adorei, só que o direcional para esquerda não estava funionando. A primeira coisa que fiz foi abrir ele para ver qual era o problema. No caso, era uma peça que faz a ponte entre o direcional e os contatos da placa que estava com a "perninha" quebrada. Realmente uma daquelas coisas difíceis de achar pra trocar. Cheguei a enviar um e-mail para a Bright pedindo informações de onde poderia conseguir a peça, mas nunca tive resposta (é uma empresa de informática e não achei nem site...).
Então tive que improvisar e fiz uma "prótese" com um pedaço de cabo de cotonete para remendar a peça.
Deu certo!
 
           Todo aberto!                                            A peça, antes de receber a prótese

Liguei no PC e joguei Kid Chameleon, do Mega Drive, que estou tentando virar de novo atualmente.
Bah, revolucionou tudo.
Até hoje eu me matava jogando no teclado, usando as teclas 1,2,3 e 0 no lugar do saudoso X, Y, B, A. Agora que experimentei o controle... nunca mais troco. Me bateu de volta toda aquela sensação de jogar no console, uma alegria que só.
E depois de jogar por mais de uma hora, resolvi fazer o teste final: o tiro na diagonal.
Coloquei Sunsetriders (só pra não sair do Mega Drive) e mirei no bandido em cima da entrada do bordel.
Pá! O tiro funcionou!
E para a esquerda também, para derrubar o barril pendurado na corda. Pá!
Eu estava atirando na diagonal no emulador!
O próximo passo foi dar uma voltinha em Super Metroid.
Funciona! Eureka! Hehehehehe.

Bom, nem preciso dizer que estou jogando direto. No momento estou jogando Kid Chameleon (Mega Drive) e o controle Bright tem cumprido muito bem sua função de divertir, e muito!
Como disse antes, me trouxe de volta uma vontade de jogar video-game que eu estava precisando para me ativar e me divertir.

Sobre o controle, recomendo muito.
É basicamente o modelo do Playstation, tem até os comandos analógicos e o vibrador.
A única ressalva é o direcional, que na verdade é uma alavanca disfarçada, mas nada que atrapalhe a jogabilidade.
Ele tem plugues USB para PC e também o de Playstation.

Se você gosta de video-games e também tem preguiça (ou falta de tempo) de tirar tudo da caixa e instalar na tv, emule seus jogos e divirta-se.
Recomendo!

Adendo: até fevereiro de 2010, tive que consertar o controle seis vezes! Todas pelo mesmo motivo apresentado nesta matéria.
Portanto, só recomendo a compra do controle apresentado por quem saiba fazer o conserto, que é relativamente fácil, e tenha paciência para tanto.
Caso você não se encaixe no caso ou não quiser se incomodar tanto, procure comprar um que tenha o direcional exatamente como o controle de Playstation original: cada botão do direcional é um botão só.

Té.

5 comentários:

  1. Eu tenho um controle tipo esse, mas outra marca... Funciona direitinho, ao invéz de usar as setas posso jogar Snes com o L3 (não que eu prefira, mas tenho a opção).
    Voltei a tentar virar Metal Warriors, mas na 5 fase se fodi! Hehehehe
    Paguei R$35 mangos, isso faz uns 2 anos já.

    O blog tá balaaa!
    E nóis Gilmarzito

    ResponderExcluir
  2. Mano eu tenho um desse ai to precisando do drive dele!
    tem como vc me ajundar postando ele para download ou passando para mim por email?

    Atenciosamente: guiidasilva - contato.com.guilherme@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. tem como arrumar o driver dele manda pro meu e-mail se ou posta ele ai?

    kadu e-mail:k_a_du@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. ou tem como me ajudar com o controle, antes ele funcionava normalmente jogava tudo certinho,ai desses dias pra cá o controle quando o coloco no pc aparece dispositivo desconhecido,tem como me ajudar a arrumar o controle?

    manda ai pro meu e-mail:k_a_du@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. kadu:
    Jà lhe mandei e-mail e até agora você não respondeu...

    Vou mandar novamente e ficar aguardando seu retorno.

    Té.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.