Por Pizzini
Tudo começou em 1979, quando Kenzo Tsujimoto cria uma corporação com o intuito de desenvolver jogos eletronicos e máquinas eletronicas, ela chamava-se I.R.M Corporation. Em 1983, mais precisamente em 11 de junho, é fundada uma subsidiaria da empresa, a Japan Capsule Computer. A sede da empresa, que ficava em Matsubara, Osaka, muda-se para Habiniko, ainda em Osaka, e muda o nome da corporação para Sambi... (Putz!). Em 11 de junho de 1983, em Hirano, Osaka, é criada mais uma sede, e a esta divisão é dado o nome de Capcom. Depois de quatro anos, nasce o primeiro filho, Little League era uma espécie de Pachinko, que parecia uma mistura de pinball e máquina de bingo (loucura!). Infelizmente não consegui achar uma foto da máquina original, mas aí vai uma foto de um Pachinko pra vocês terem uma ideía...
Foi criada uma filial em Tóquio, no mesmo ano, e lançaram mais uma máquina,
Fever Change.
Emfim, a primeira Rom
Vulgus era um jogo de nave, tipo Galaga, Aero Fighters, etc. Ai vai um video do Youtube, mostrando o jogo...
Mas o primeiro game a realmente fazer sucesso foi 1942, um jogo de tiro no mesmo esquema do Vulgus, porém baseava-se na Segunda Guerra Mundial, mais precisamente no conflito do Pacífico.
Em 1985 começou a expansão da capcom pelo mundo afora. Foi criada um filial na Califórnia. Então neste mesmo ano foi lançado um incrível jogo,
Ghosts'n Globins, que na sua sequência foi intitulado de Ghouls'n Ghosts, e depois Super Ghouls'n Ghosts, este vindo a fazer sucesso no Snes
.
|
Essa foto vale a pena clicar pra ver em tamanho grande. |
|
Ghosts'n Goblins Makaimura (Demon World Village) Capcom, 1985 (Arcade) |
|
Super Ghouls'n Ghosts Chö Makaimura(Super Demon World Village) Capcom, 1991 (SNES) |
Em agosto de 87 é lançado o Street Fighter, e que viria a ficar famoso em sua continuação, Street fighter II, que alavancou com toda a força a Capcom para um lugar de destaque, graças ao sucesso do game nos arcades. Ai vai algumas imagens do primeiro Steet fighter...
|
A jogabilidade deste primeiro game era terrível,
mas os gráficos até que eram bacanas. |
Personagens que ficaram conhecidos só mais tarde, em Street Fighter Zero já estavam aí...
Street Fighter II
|
Lindos gráficos!! |
Ainda postarei aqui no blog um especial só de Street Fighter... Alguém ainda tem aquelas figurinhas que saiam junto com o chiclé???
Final Fight
"O final do ano de 1989 ficaria marcado com o lançamento daquele que logo se tornaria um dos maiores sucessos do gênero Beat-’Em-Up. Trata-se de Final Fight, um jogo produzido pela Capcom que estava a frente de tudo que havia sido lançado até então dentro do gênero que ele representa. Gráficos soberbos, qualidade sonora surprendente e jogabilidade excelente, estes três fatores principais foram os grandes responsáveis pelo sucesso de Final Fight entre os viciados em máquinas de fliperama em todo o mundo. Muitos outros jogos do gênero Beat-’Em-Up lançados posteriormente copiariam na cara dura muito do que havia sido visto primeiramente em Final Fight, o que só serve para comprovar que o time da Capcom havia realmente acertado em cheio." Análise escrita por:
André Breder Rodrigues, do site:
retrobits.com.br.
Eu nao joguei muito Final Fight então dei espaço pra que jogou mais, hehehe. Neste site tem uma matéria completa sobre este game, vale a pena conferir.
Toda a franquia Final Fight já vendeu mais de 3,2 milhões de unidades.
.
Olha só que interessante, antes de lançar o game, a Capcom pretendia fazer deste uma continuaçao do primeiro Street Fighter, e a esta sequência seria dado o nome de Street Fighter 89... Mas eles mudaram de idéia, pois viram que Street Fighter deveria ser mantido como um game de um contra um, o que não aconteceria com o modelo de Final Fight.
Captain Commando!!!
Captain Commando foi lançado em Setembro de 1991, era um jogo estilo beat'em up, ou seja, no mesmo estilo de Final Fight, aliás, o game se passa na mesma cidade de Final Fight, Metro City só que em 2026.
O personagem principal Captain Commando, antes de virar game, já dava as caras em manuais de jogos da capcom, o que o caracterizava como um mascote da empresa.
Este game da capcom, foi também um homenagem aos quadrinhosde ficção científica que faziam sucesso nos EUA, algumas décadas antes.
Havia um jogo chamado Section Z, ele foi lançado pela Capcom para os arcades em 1985, era um jogo de nave...
Mas até ai nada de mais né? O que é interessante é que no manual da versão lançada para Nes constava que o astronauta que pilotava a nave em Section Z chamava-se Captain Commando!