Por Gilmarzinho
Mark Millar é conhecido por suas declarações entusiasmadas, muito entusiasmadas, mesmo quando se trata só de um palpite. Mas desta vez, parece que o entusiasmo do rapaz tem fundamento.
Sua obra "Nemesis" que conta a história de Matt Anderson, um justiceiro encapuzado que viaja pelo mundo desafiando os melhores policiais que encontra em um jogo de charadas para depois matá-los, vai ser adaptada para o cinema.
E o diretor escolhido e já confirmado para tal tarefa é Tony Scott, com quem Millar está conversando muito sobre o que levar do gibi para as telas. Nas primeiras conversas com Millar, Tony Scott perguntou quem ele imaginava para o papel do encapuzado. Millar, pego de surpresa, respondeu: "Eu não sei... Brad Pitt, Johnny Depp..." e Tony encerrou: "Isso é bom. Vou ligar para eles".
Esta determinação do diretor em ver o filme acontecer, somado ao orçamento estratosférico de US$ 150 milhões, justifica o entusiasmo de Millar.
Pois é... Mas esse entusiasmo não é compartilhado por todos. Inclusive fãs do gibi. Claro que ver um filme com aquelas cenas de ação incríveis será espetacular, sem dúvida. Mas o problema está em quanto Millar vai ter que ceder da história original para o roteiro se adaptar ao estilo de Hollywood.
Nemesis nada mais é do que um terrorista. Se você não leu, imagine um cara louco como o Coringa de Cavaleiro das Trevas, só que com bilhões de dólares para fazer o que quiser em matéria de destruição. E as ideias de cenas de ação de Millar são indescritíveis. Enquanto estava lendo, me emocionei com a possibilidade de ver isto no cinema um dia. O cara tem uma cabeça totalmente Hollywoodiana para escrever cenas de ação e com certeza vai impressionar muita gente, mesmo quem já leu.
Mas, o filme vai ser rodado nos EUA, então... talvez muito deste terrorismo louco seja amenizado. Principalmente o que Millar imaginou ao presidente do país. Não consigo ver isso acontecendo em um filme americano. Não daquele jeito. Nem aqueles milhares de mortos no Pentágono só para que ele consiga...
Bom, vou parar pra não dar nenhum spoiler. Até porque a história ainda nem acabou. Das quatro edições que Nemesis tem, Millar só lançou duas até agora.
Além de possíveis restrições que o roteiro venha a sofrer, preocupa os fãs (e eu também) o comentário que Scott fez em uma das primeiras conversas com Millar: "mas eu não queria que ele usasse branco...". Porra, Scott! O uniforme do cara é foda: só branco, sem símbolo nem nada. Tem mais a ver com o cara do que um uniforme estilizado e cheio de adereços. Estou torcendo para ele mudar de ideia e deixar assim como está.
E sobre os atores indicados por Millar para o papel do brancão, acho que só Brad Pitt se encaixaria. Ele tem o porte físico para o trabalho e está familiarizado com ação, enquanto Johnny Depp não tem cara de brucutu ameaçador nem o porte para encher o uniforme de maneira convincente. Mas isso ainda é só especulação deles, ninguem confirmou nada sobre o elenco.
O filme vai ser produzido pela 20th Century Fox e ainda não há previsão de início das filmagens.
E vocês, tem algum palpite para o elenco? Deixem aí nos comentários.
Té.