quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O livro mais misterioso do mundo

Por Gilmarzinho

Pouca gente conhece o Manuscrito de Voynich, que é considerado o “livro mais misterioso do mundo”. O que o torna tão misterioso é o fato de ser o único documento da Idade Média que ainda não foi decifrado.
O livro tem 204 páginas em pergaminho e, além dos textos incompreensíveis, contém muitas ilustrações que ajudam a entender sobre o que tratam quatro das cinco partes em que o livro parece estar dividido: botânica, astronomia, biologia, farmacologia (ou medicina). A última parte do livro contém apenas escrita, tornando difícil imaginar sobre o que trata.
O nome Vonynich vem do comerciante de livros que o comprou em 1912, em um colégio jesuíta na Itália. Anteriormente, o livro foi propriedade do Imperador Rodolfo II, do Império Romano.
Desde esta época vem se tentando decifrar o texto, sendo que, ultimamente até especialistas em criptografia britânicos e da marinha estadunidense e já tentaram e não conseguiram decifrar nenhuma palavra do texto. Mas se você quiser tentar decifrá-lo, pode fazer o download em alta resolução, em formato PDF, clicando aqui ou na primeira imagem do post.



Atualmente ele está na Biblioteca Beinecke de manuscritos e livros raros, da Universidade de Yale, EUA. Hoje em dia, acredita-se que o livro não passa de uma brincadeira sem nexo, que a escrita não quer dizer nada mesmo e só serve para enganar a quem tentar decifrá-lo.
E então, vai tentar?


Té.

Ví no ebooksgratis.com.br

5 comentários:

  1. Saudações.:
    Retruibuindo a Visita em meu blog.
    Parabéns este aqui eu não conhecia. Muito legal.
    Abraços do Alê e até apróxima.:
    By Alê http://aturci.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gil...tb não conhecia este manuscrito...mas tb...a pessoa aki só quer saber de livro de vampiros e de mulherzinha (chiclit)...hahahahah

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm não consigo entender as musicas do Jorge Vercilo??????

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.